Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Entenda qual a importância da biotina e outras vitaminas para o organismo

Compartilhe este post:

Você conhece a biotina, afinal? Essa é uma vitamina de grande importância para o funcionamento do nosso corpo, por isso, muitas vezes a reposição é necessária para equilibrar a saúde em geral.

Aprenda mais sobre a biotina, para que serve, o que ela faz no nosso organismo e principalmente como realizar essa suplementação.

O que é a biotina e para que serve?

Essa vitamina também pode ser chamada de vitamina H ou B7, a responsável pela produção de proteínas e glicogênio. Ela é muito conhecida por sua atuação na saúde e beleza da pele, cabelos e unhas, ela está presente em diversos cosméticos.

Sintomas da falta de vitamina B2

A falta de riboflavina no organismo pode apresentar diversos sintomas. Nesse caso, os sintomas mais característicos da ausência da riboflavina são conjuntivite, anemia, faringite, lesões labiais e até mesmo nas mucosas bucais e até mesmo dermatite seborreica.

Quais os benefícios da biotina ao organismo?

A biotina é extremamente popular no ramo cosmético, mas seus benefícios ao nosso corpo não se resumem ao cuidado com a beleza. Abaixo, apresentamos alguns benefícios obtidos com a reposição de vitamina B7:

Fortalecimento de unhas e cabelos

Um dos benefícios mais famosos da vitamina B7 é a capacidade de proporcionar mais saúde, fortalecimento e beleza dos cabelos, unhas e pele. Por conseguir atuar na formação de queratina e colágeno, de modo a garantir fios, unhas e pele mais bonita. Por isso, a biotina está nas composições dos produtos de beleza.

Amiga da glicemia

Ela também é fundamental na produção de glicogênio, pois ajuda a normalizar os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, consegue prevenir ou até mesmo deixar os níveis de glicemia sob controle, no caso de diabéticos.

Saúde da pele

Por ajudar na formação de colágeno e dar uma ajuda na hidratação, a biotina também ajuda a manter a pele mais hidratada, com mais elasticidade e também mais resistente.

Tratamento para acne e alopecia

A biotina também é uma excelente aliada para tratar diversos problemas de pele, dentre elas a acne. Além disso, por conta de sua ação de acelerar e fortalecer os fios, também pode ser utilizada no tratamento da alopecia.

Controle do colesterol

Como a vitamina B7 ajuda na absorção de nutrientes de extrema importância para combater o colesterol alto. Dessa forma, você consegue controlar e reduzir o colesterol.

Desenvolvimento do feto

As gestantes podem sofrer com a falta de diversas vitaminas, inclusive a B7. Por isso, realizar essa suplementação é necessário em diversos casos. A biotina, por exemplo, ajuda no desenvolvimento fetal e melhora a saúde do feto.

Porém, é preciso tomar as doses recomendadas pelo médico, pois o excesso também pode ser prejudicial.

Em quais alimentos se encontra a biotina?

Além dos suplementos de biotina, você consegue encontrá-la em diversos alimentos, como gema de ovos, ervilha, feijão, lentilha, amendoim, soja, nozes e sementes, fígado, batata doce, banana, cogumelos, abacate e brócolis.

Como utilizar suplemento de biotina?

As doses e recomendações dependem muito de cada caso, que deve ser avaliado de forma individual com auxílio médico. Assim você não corre riscos de utilizar uma dose maior do que o necessário e nem pouco, portanto, mesmo com suplementos que parecem simples e inofensivos, é de extrema importância a recomendação médica.

Quem não pode consumir biotina?

Grávidas e lactantes sem recomendação médica não devem realizar a suplementação com biotina. Além disso, pessoas que sofram com hipersensibilidade com componentes da fórmula também não devem utilizar.

Não se pode negar a importância da biotina para o funcionamento em perfeito estado do nosso corpo, mas essa reposição quando feita sem indicação ou da forma errada, também pode prejudicar. Portanto, sempre busque orientação médica.

Compartilhe este post: