Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

lesões

Como se recuperar mentalmente de uma lesão grave?

Compartilhe este post:

Todo brasileiro gosta de praticar esportes, e o futebol é um dos mais queridos do nosso país, não deixe que uma lesão impeça que você use aquela camisa do Brasil e pratique seus esportes.

Sofrer uma lesão esportiva é um dos pesadelos mais temidos para qualquer atleta. Embora seja algo desagradável, você não deve ter medo, pois uma boa recuperação fará o retorno nas melhores condições possíveis.

A maioria dos atletas deve aprender a se recuperar mentalmente de uma lesão grave, pois mais cedo ou mais tarde no esporte os atletas sofrem de alguma patologia que os distancia de sua disciplina.

As lesões são obstáculos que impedem o desenvolvimento esportivo. Muitos ocorrem devido a fatalidades, como ter uma colisão repentina com um rival ou fazer um gesto ruim, que geralmente são os gatilhos mais comuns de lesões traumáticas.

No entanto, as lesões também podem vir de uma má preparação, como esquecer de aquecer e alongar antes ou depois do treino.

Seja como for, não há dúvida de que lesões são algo que qualquer atleta quer evitar. A melhor arma para conseguir isso é a prevenção, mas às vezes é preciso agir depois que isso acontece.

O trabalho psicológico durante a reabilitação é o melhor seguro para que o retorno seja nas mesmas condições de antes de sofrer a lesão.

Por todas essas razões, veremos a seguir como se recuperar mentalmente de uma lesão grave

Repensar novas metas a curto, médio e longo prazo

As lesões são eventos traumáticos não apenas porque causam dor e desconforto, mas também porque rompem com as expectativas que o atleta tinha sobre a temporada.

No caso de lesões acidentais, ninguém vive pensando que isso vai acontecer com eles.

Nem pode viver preocupado que isso aconteça porque, como o nome sugere, são acidentes. Se ocorrer azar, a única coisa a fazer é ser flexível e modificar os objetivos.

Ao alterar os objetivos, deve-se levar em conta não apenas o tempo de afastamento por doença, mas também a reabilitação. Outro ponto importante é que os objetivos devem ser realistas e adaptados.

Não por querer cobrir muito a pessoa vai se recuperar mais rápido. Na verdade, querer voltar cedo demais aumenta a chance de lesões graves novamente.

Aproveite para aprender a meditar

Muitos atletas ilesos encontram paz de espírito praticando regularmente a meditação. Isso porque é uma habilidade que traz muita calma no plano mental, algo muito necessário quando se sofre uma lesão.

Sofrer uma lesão deixa muito tempo para a cabeça. Se você não mantiver seu tempo ocupado, é provável que sinta emoções negativas como raiva e frustração.

Portanto, que melhor oportunidade do que quando você tem tempo para aprender uma nova habilidade com múltiplos benefícios.

Meditar é um hábito que permite melhorar seus treinos.

Tente relativizar os pensamentos

Na maioria dos casos, as emoções negativas causadas por uma lesão têm mais a ver com os pensamentos do que com o evento em si.

Isso ocorre porque muitas vezes você não tem consciência do impacto que seus pensamentos podem ter.

É completamente normal ter pensamentos em tal situação, e o foco não deve ser tentar evitá-los. Mas o que você não pode permitir é ser arrastado para um ciclo de negatividade, que só traz toxicidade e mau humor.

O modelo ABC é amplamente utilizado pelos psicólogos nestes casos e chega a dizer que a causa das emoções -“C”- não são os eventos -“A”-, mas os pensamentos e crenças que são gerados a partir dos eventos -“B ”-. Sabendo disso, um esforço terá que ser feito para tentar mudar as avaliações feitas de uma lesão. Isso é como uma catástrofe ou uma oportunidade de crescimento.

Recuperar-se mentalmente de uma lesão grave é possível com o trabalho

No esporte, e na vida em geral, você tem que estar preparado para tudo o que pode acontecer.

Isso não significa que você tenha que viver em constante preocupação, mas sim adquirir recursos que lhe permitam enfrentar os eventos negativos da melhor maneira possível.

Isso implica fazer um trabalho psicológico bem elaborado e estruturado. Técnicas como estabelecimento de metas ou mudança de pensamentos negativos são de grande ajuda, mas acima de tudo uma atitude otimista e combativa deve prevalecer.

Por fim, lembre-se que quando você passa por uma lesão, o isolamento social não é uma boa opção. A companhia de outras pessoas é também um recurso terapêutico que o ajudará a sentir-se melhor e com mais vontade de regressar aos esportes.

Compartilhe este post: