Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

5 hábitos para melhorar a saúde mental

Compartilhe este post:

O Dia da Saúde Mental é comemorado em todo o mundo em 10 de outubro. A data ressalta a importância de cuidar da mente, que até poucos anos atrás era vista como “enfeites” ou algo desnecessário. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a saúde mental e física estão interligadas na vida de um indivíduo e, portanto, requerem igual atenção e cuidados. Porque a falta de cuidados com a saúde mental pode se manifestar em sintomas físicos.

Guilherme Leme, gerente técnico da Bio Ritmo, rede de academias de alto padrão, enfatiza o poder transformador do exercício físico para a saúde mental. “O equilíbrio do corpo e da mente é o segredo para se manter saudável. A realização de exercícios físicos apoia a autoestima, a percepção corporal, as funções cognitivas e de socialização. Além disso, os movimentos envolvidos nas atividades físicas ajudam a liberar endorfinas e serotonina no cérebro, que são neurotransmissores de bem-estar que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade”, explica.

Além dos exercícios físicos, alguns outros hábitos precisam ser incluídos na rotina para melhorar plenamente a saúde física e mental. A Bio Ritmo separou outras cinco práticas que também podem ajudar física e mentalmente.

Crie uma rotina

Estabelecer uma rotina diária é o primeiro passo para alcançar o equilíbrio entre corpo e mente. Uma programação diária pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a produtividade. Se você não se sente uma pessoa organizada, existem diversos aplicativos disponíveis para te ajudar a criar uma rotina leve e fácil.

Comida

A alimentação saudável, assim como os exercícios, ajuda no bem-estar físico e mental. Uma boa dieta que combine vitaminas, gorduras, minerais e óleos saudáveis ​​pode ajudar a melhorar a função cerebral, a memória e aumentar os níveis de energia.

Sono saudável

O sono de qualidade desempenha um papel vital na redução da fadiga física e mental e da sensação de exaustão. Também ajuda no humor e na disposição durante o dia. Como tudo está interligado, o exercício e os hábitos saudáveis ​​melhoram a sua rotina de sono. Se precisar de ajuda para manter um sono saudável, existem aplicativos voltados para esse caminho.

Junte-se a mim

Reservar um tempo para si mesmo é muito importante. Encontrar momentos para relaxar ajuda a clarear a mente e reduzir o estresse. Os fins de semana são uma ótima oportunidade para relaxar e se divertir.

“Tive muita dificuldade em manter a prática de exercícios físicos na minha rotina. Acho que um aumento de endorfina antes de começar o dia alinha meus pensamentos, energia e emoções. Quando a sua primeira escolha do dia é cuidar de si mesmo (comer boa comida, cuidar do corpo e da mente, fazer exercícios que você goste), isso direciona o resto do meu dia para um rumo melhor”, afirma a influenciadora Caroline Mauro.

Converse com amigos ou psicólogos

Por último, mas não menos importante, é fundamental encontrar uma rede de apoio neste momento. Conversar e sair com amigos e familiares pode ajudar a reduzir a ansiedade. Além disso, buscar ajuda profissional, como psicólogos e terapeutas, pode fornecer ferramentas para ajudar a lidar com questões emocionais e promover o equilíbrio mental.

“É fundamental conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde física e mental. Para tanto, é importante praticar exercícios físicos regularmente, se necessário procurar um especialista, além de buscar momentos de lazer e relaxamento, buscando experiências de bem-estar e contentamento”, finaliza Guilherme.

Compartilhe este post: