Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Conheça Lincoln Nunes, preparador mental esportivo

Compartilhe este post:

Já se pode dizer que Lincoln Nunes é o “queridinho” dos jogadores brasileiros que atuam na Premier League. Principalmente, no quesito acompanhamento mental e treinamento de alta performance esportiva no futebol. Os mais recentes atletas brasileiros da liga inglesa que passaram pela mão do profissional, a dupla: Phillippe Coutinho, do Aston Villa e o lateral brasileiro mais caro da história, Emerson Royal, do Tottenham. 

Coutinho, inclusive, incluiu Lincoln na sua equipe de recuperação pós-lesão e retomada à seleção em 2021 após ser uma das top 3 transações da história do futebol e o agradeceu publicamente nas mídias sociais pelo auxílio na parte mental e retomada na performance. O meia agora é um dos que mais atuaram na Seleção comandada por Tite desde 2017

O pesquisador esportivo tem uma metodologia que chamou a atenção dos atletas, pois além de ajudar nos momentos de crise, como nas fases de performance baixa, por exemplo, o preparador também auxilia aqueles que estão no topo a se manterem por lá por mais tempo e em constante evolução.

O profissional une diversos campos da ciência aliados ao esporte e, recentemente, teve seu estudo sobre visualização no futebol publicado na FIEP – A Federação Internacional de Educação Física e Esportes, membro do Comitê Olímpico Internacional e da UNESCO. Uma das mais rígidas autoridades no assunto.

Emerson Royal, afirmou nos programas esportivos do grupo Globo, ESPN e no maior podcast do Brasil, Pod Pah – ter visto outro tipo de futebol após o início dos atendimentos:

A preparação mental me fez enxergar caminhos dentro e fora do campo que antes eu não conseguia. Ter acompanhamento de um preparador mental faz total diferença. Ele me ajudou muito dentro e fora de campo. Às vezes, sabemos que precisamos tomar decisões, mas não sabemos como fazer. Acredito que o Lincoln, que para mim é um dos melhores do mundo, ele foi uma das peças-chaves para que eu encerrasse a temporada tão bem, declarou o jogador.

Além do futebol, o lado com mais holofotes, o casting de Nunes também tem lutadores com passagens marcantes na história recente e do passado das artes marciais mistas: Yamaguchi Falcão, atleta olímpico bronze de boxe em Londres 2012; John Lineker, atleta profissional de MMA, ex-atleta do UFC e atual campeão da categoria dos Galos do One Championship (organização concorrente do UFC); Renan Barão, ex-atleta do UFC; Jéssica “bate-estaca”, ex-campeã da categoria peso-palha do UFC, entre outros. 

Os campeões não param por aí. Nas águas, Lincoln treinou nomes como Guilherme Costa, jovem nadador olímpico que coleciona 18 recordes sul-americanos, uma medalha de bronze no mundial de Budapeste 2022 e é o primeiro nadador da América do Sul a baixar dos 15 minutos dos 1500 livre. Além disso, também foi finalista olímpico em Tóquio 2020 e campeão panamericano em 2019. 

A extensa lista ainda conta com a promessa do skate para 2024, Filipe Mota. Um dos casos recentes mais incríveis. O atleta saiu do top 400 do ranking para 19° com um mês de atendimento.

Enfim, o especialista em desempenho esportivo já treinou individualmente centenas de atletas de quase todas as modalidades esportivas. Com um mesmo padrão: resultados fora da curva. 

Para Lincoln, a realização profissional dele está totalmente ligada ao desenvolvimento dos atletas: Minha satisfação está em ver que, através dos resultados e da ciência, o trabalho mental e comportamental tem conquistado mais espaço como um fator decisivo tanto na carreira quanto na vida pessoal dos atletas. Fazê-los entender que a mente é tão responsável pela performance deles quanto a preparação física, finalizou., finalizou.

Compartilhe este post: