Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Vitaminas do complexo B: conheça mais sobre as vitaminas B7 e B2

Compartilhe este post:

A vitamina B7 e a B2 possuem muita importância no nosso organismo. As vitaminas são substâncias orgânicas que caracterizam os seres vivos, pois elas são essenciais para a manutenção do metabolismo.

Existem diversas vitaminas, cada uma com a sua função para manter a homeostase do corpo, dentre elas, estão as vitaminas do complexo B (B2, B7, entre outras). Entenda mais delas a seguir!

O que é a vitamina B7 e qual é a sua importância?

A vitamina B7 (biotina) é hidrossolúvel, ou seja, se dissolve em água. Devido a isso, o armazenamento dessa vitamina, no organismo, não é significativo. Então, em certos casos, há necessidade de fazer uma suplementação dela no corpo.

A biotina exerce algumas funções no organismo, tais como síntese de lipídios, produção de glicose e catabolismo de determinados aminoácidos.

Essa vitamina é encontrada em diversas frutas, ovo, leveduras, carne, leite, arroz integral, ovos, carne, entre outros. Além disso, a vitamina B7 é produzida por bactérias da microbiota intestinal.

Sintomas da falta de Vitamina B7 no organismo

Como mencionado anteriormente, a vitamina B7 exerce funções importantes no organismo. Dessa forma, se não for ingerida em quantidades adequadas, surgirão sintomas relacionados à carência de biotina.

Alguns problemas relacionados à falta de vitamina B7 são:

  • Descamação na região dos olhos, da boca e do nariz;
  • Queda de cabelo;
  • Conjuntivite;
  • Problemas neurológicos.

Existem outros problemas gerados pela carência de vitamina B7, como os gastrointestinais.

Para comprovar a falta de biotina, é preciso procurar um médico para ele pedir exames laboratoriais. Se for comprovada, o especialista indicará a melhor forma de tratamento.

Benefícios da vitamina B7

Como a vitamina B7 exerce funções variadas no organismo, podemos relacionar os benefícios a cada uma delas. São alguns deles: fortalecimento das unhas e dos cabelos; prevenção da queda de cabelo; está relacionada à produção de energia e proteínas; auxilia na absorção de determinadas vitaminas; mantém a pele saudável; entre outros.

Vitamina B2 e sua importância para o organismo

Assim como a biotina, a vitamina B2 (riboflavina) é hidrossolúvel, e sua ingestão deve ser diária. Ela desempenha várias funções no organismo, tais como: está ligada ao metabolismo energético; relacionada com o metabolismo dos lipídios e dos aminoácidos; compõe um pigmento presente na retina; entre outras.

A vitamina B2 pode ser encontrada em vegetais verde escuros (couve, brócolis, outros), fígado, leite e derivados, peixe, soja, lentilha, entre outras fontes.

Sintomas da deficiência de vitamina B2

Os sintomas da deficiência da vitamina B2 são variados, um dos mais comuns é o surgimento de fissuras nos lábios, mas existem outros, tais como:

  • Língua pode ficar dolorida e com coloração roxa;
  • Problemas com a visão, como fotofobia;
  • Anemia;
  • Falta de energia;
  • Descamação da pele.

Nesta parte, foram mostrados alguns dos sintomas mais frequentes relacionados à carência de vitamina B2, mas ainda existem outros, pois essa vitamina desempenha muitas funções no organismo.

Ao aparecer algum dos sintomas citados, deve-se procurar um médico para que sejam feitos exames que comprovem a carência de vitamina B2.

Benefícios da vitamina B2

A vitamina B2 confere diversos benefícios ao organismo, por isso, é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Alguns proveitos fornecidos pela riboflavina são:

  • Manutenção do metabolismo energético; prevenir problemas oftalmológicos;
  • Evitar problemas cardíacos;
  • Contribuir para o desenvolvimento do corpo;
  • Prevenir anemia;
  • Manutenção de uma pele saudável;
  • Evitar que ocorram erros no material genético.

Esses são apenas alguns dos benefícios que a vitamina B2 pode fornecer ao organismo.

Como consumir as vitaminas B7 e B2 de forma saudável?

A vitamina B2 e a vitamina B7 fazem parte do complexo B, imprescindíveis para a manutenção da homeostase do corpo e exercem funções variadas.

Apesar de a microbiota bacteriana do organismo produzir essas vitaminas, a quantidade gerada não supre as necessidades diárias, por isso, é preciso ingeri-las.

Por serem vitaminas hidrossolúveis, certos cuidados precisam ser tomados com o preparo dos alimentos para preservá-las. Conhece alguns deles a seguir:

  • Pelo fato de se dissolverem em água, indica-se cozinhar os alimentos a vapor;
  • Manter os vegetais refrigerados, uma vez que a temperatura mais baixa preserva as vitaminas;
  • Cortar alimentos no momento do preparo, para diminuir o tempo de exposição ao ar.

Além desses cuidados com o preparo dos alimentos, existem outras precauções que devem ser tomadas para manter a absorção das vitaminas de forma adequada, como evitar ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Com este artigo, conhecemos algumas informações sobre a vitamina B2 e a vitamina B7, como as fontes, os benefícios, os problemas relacionados à avitaminose e como consumi-las.

Se a ingestão não estiver de acordo com as necessidades diárias, os sintomas da carência serão perceptíveis. Nesse caso, um profissional deve ser procurado para constatar o problema e indicar o melhor tratamento.

Compartilhe este post: